Itapuã do Oeste/RO

Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social

Art. 22 - Compete ao Secretário Municipal de Trabalho e Assistência Social:

I - Programar assistência de alimentação realizada mensalmente através de visitas domiciliares com objetivo de detectar real carência das famílias assistida;

II - Programar assistência de doação de caixão fúnebre;

III - Atendimento com passagem intermunicipal e interestadual para casos de tratamento médico;

IV - Assistência médico-hospitalar no Município e em outros centros, bem como, atendimento de receituários médicos;

V - Organização comunitária com a formação de grupos de mães visando à busca de suas próprias soluções;

VI - Programar apoio ao idoso através de reuniões sistemáticas com um trabalho voltado para a área sócio terapêutica e recreativa;

VII - Proporcionar atendimento a menores com ou sem problemas de conduta e/ou em situação de abandono, na faixa etária de zero a 17 anos, contribuindo para o seu desenvolvimento psicossocial, motora e profissionalizante, visando a sua reintegração ao meio familiar e na sociedade;

VIII - Proceder ao estudo socioeconômico da comunidade através do cadastro;

IX - Realizar cursos profissionalizantes e semi profissionalizastes para grupos comunitários e menores;

X - Expedir carteiras de trabalho e atestado de pobreza junto ao Cartório de Registro Civil;

XI - Proporcionar atendimento aos menores trabalhadores de rua engajados no mercado de trabalho formal, assegurando-lhes atividades que possibilitem remunerações compatíveis com a sua situação econômica;

XII - Executar outras atividades correlatas.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social é o órgão ao qual incumbe programar, organizar, orientar, supervisionar as atividades relativas ao Programa de Assistência à população carente do Município.
 
ATIVIDADES:
 
Compete ao Secretário Municipal de Trabalho e Assistência Social, Programar assistência de alimentação realizada mensalmente através de visitas domiciliares com objetivo de detectar real carência das famílias assistida, Programar assistência de doação de caixão fúnebre, Atendimento com passagem intermunicipal e interestadual para casos de tratamento médico, Assistência médico-hospitalar no Município e em outros centros, bem como, atendimento de receituários médicos, Organização comunitária com a formação de grupos de mães visando à busca de suas próprias soluções, Programar apoio ao idoso através de reuniões sistemáticas com um trabalho voltado para a área sócio terapêutica e recreativa.

Rosiane Barbosa de Araujo

Rosiane Barbosa de Araujo

Email: semtas@itapuadooeste.ro.gov.br

Telefone: (69) 3231-2330, Ramal:213

BIOGRAFIA

Escolaridade:Ensino Superior Completo

Responsável(a):Rosiane Barbosa de Araujo

Responsável Adjunto(a):

Horário de Atendimentos:7:30 às 13:30

Serviços de Atendimentos

  • Responsável:IRACI RODRIGUES DE SOUZA

    Competência Institucionais:

    O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. ATIVIDADES: O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, a Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade. O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência;

    Serviços Oferecidos:(69) 3231-2806; semtas@itapuadooeste.ro.gov.b

    Requesitos Necessários:

    Horário de Funcionamento:07h30min às 11h30min e 13h30min às 17h:30min ; Rua Ana Ferreira, Centro , 1940, 76861-000

    Tempo de Espera Previsto:Cadastro Único: 40min para cadastro e 25 para atualização.

    Prazos para cumprimento dos serviços:O Prazo par o comprimento do serviço é de imediato sem necessidade de agendamento para solução dos mesmos.

    Mecanismo de comunicação:

    Procedimento para atender a reclamações:

    Condições para o acesso e circulação:

    Prioridade consideradas no atendimento:

    Normas que regulam os serviços:A normas, leis e decretos que regulam os serviços do CRAS são as do Ministério do Desenvolvimento como LOAS e NOBSUAS

  • Responsável: MARIA SOCORRO SILVA FONSECA

    Competência Institucionais:

    O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é uma unidade pública que tem como principal objetivo oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para famílias que estão em uma situação considerada de risco pessoal ou social (por violação de direitos). ATIVIDADES: Para pessoas que estão em situação de ameaça ou sendo violadas em seu direito, o CREAS oferece ações especializadas de orientação, proteção e até mesmo acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado. Idosos; Portadores de necessidades especiais; Mulheres; Crianças; Adolescentes. Eles oferecem atividade e atenções para as famílias em serviços sócio assistenciais, saúde e educação em diversas políticas públicas, como por exemplo: CRAS, Bolsa Família, Abrigo Municipal, CAPS, Escolas, APAE, Conselho Tutelar, Entre outros.

    Serviços Oferecidos:(69) 3231-2346; creasitapua@gmail.com

    Requesitos Necessários:

    Horário de Funcionamento:Segunda à Sexta 07h30min às 11h30min e 13h30min às 17h:30min ; Rua. Moises Freitas, Centro Itapuã do

    Tempo de Espera Previsto:Tempo esperado dentro da entidade é de 20 minutos para cada atendimento dependente de cada procedimento.

    Prazos para cumprimento dos serviços:Atendimento Agendados: Crianças; Idosos; pessoas com deficiências; Adolescentes; mulheres; pessoas em situação de rua; adolescente em conflito com a Lei.

    Mecanismo de comunicação:Email; telefone whatsapp

    Procedimento para atender a reclamações:Disque 100; demanda espontânea; telefone (69) 9.9260-6028; Conselho tutelar ou (69) 3231-2989 Creas.

    Condições para o acesso e circulação:

    Prioridade consideradas no atendimento:

    Normas que regulam os serviços:Os serviços prestados nesta entidade são conforme as diretrizes do ministério da cidadania, e Estatuto da criança e do adolescente.

  • Responsável: EDSON MARCOS DA CRUZ/LEILA MARCIA ALVES

    Competência Institucionais:São atribuições comuns dos Diretores Coordenadores, sendo de sua competência: Programar, organizar, dirigir, controlar, coordenar, fiscalizar e executar as atividades, segundo diretrizes do órgão a que pertencem; Representar seu superior quando para isso for delegado; Propor ao Secretário medidas necessárias à organização e funcionamento das unidades integrantes da Divisão; Informar o superior sobre assuntos referentes à administração da Divisão, abrangendo as matérias de pessoal, material, organização, métodos e procedimentos de trabalho; Prover ao superior informações das atividades de seu cargo; Cumprir e fazer cumprir a disciplina de acordo com as normas vigentes; Promover e presidir reuniões de coordenação com os responsáveis pelas diferentes unidades de trabalho; Expedir e autorizar a expedição de certidões e atestados relativos a assuntos específicos da Diretoria; Emitir e autorizar a emissão de informações e pareceres em assuntos de sua competência, dentro dos prazos estabelecidos; Propor ao Secretário a criação, transformação, ampliação, fusão ou extinção de unidades de trabalho no âmbito da Diretoria; Aprimorar e desenvolver métodos de trabalho para um melhor rendimento e uma participação mais dinâmica da Divisão nas atividades da Secretaria; Manter-se permanentemente informado sobre a execução dos programas e tarefas das unidades de trabalho; Propiciar a formação e o desenvolvimento, nos subordinados, de noções, atitudes e conhecimentos a respeito dos objetivos da unidade e do órgão que pertencem; Promover o treinamento e aperfeiçoamento de seus subordinados, orientando-os na execução de suas tarefas e fazendo crítica construtiva do respectivo desempenho funcional; Indicar ao órgão competente da Prefeitura servidor para participarem de cursos, seminários, conferências e outras atividades de interesse da Diretoria; Incentivar entre os subordinados a criatividade e a participação crítica na formulação, na revisão e no aperfeiçoamen

    Serviços Oferecidos:(69) 3231-2245; semtas@itapuadooeste.ro.gov.b

    Requesitos Necessários:

    Horário de Funcionamento:Segunda à Sexta 7:30 às 13:30; Rua Airton Senna, Centro , 1425, 76861-000

    Tempo de Espera Previsto:

    Prazos para cumprimento dos serviços:

    Mecanismo de comunicação:

    Procedimento para atender a reclamações:

    Condições para o acesso e circulação:

    Prioridade consideradas no atendimento:

    Normas que regulam os serviços:

  • Responsável:DEUSANIRA PEREIRA SOUSA

    Competência Institucionais:São atribuições comuns dos Diretores Coordenadores, sendo de sua competência: Programar, organizar, dirigir, controlar, coordenar, fiscalizar e executar as atividades, segundo diretrizes do órgão a que pertencem; Representar seu superior quando para isso for delegado; Propor ao Secretário medidas necessárias à organização e funcionamento das unidades integrantes da Divisão; Informar o superior sobre assuntos referentes à administração da Divisão, abrangendo as matérias de pessoal, material, organização, métodos e procedimentos de trabalho; Prover ao superior informações das atividades de seu cargo; Cumprir e fazer cumprir a disciplina de acordo com as normas vigentes; Promover e presidir reuniões de coordenação com os responsáveis pelas diferentes unidades de trabalho; Expedir e autorizar a expedição de certidões e atestados relativos a assuntos específicos da Diretoria; Emitir e autorizar a emissão de informações e pareceres em assuntos de sua competência, dentro dos prazos estabelecidos; Propor ao Secretário a criação, transformação, ampliação, fusão ou extinção de unidades de trabalho no âmbito da Diretoria; Aprimorar e desenvolver métodos de trabalho para um melhor rendimento e uma participação mais dinâmica da Divisão nas atividades da Secretaria; Manter-se permanentemente informado sobre a execução dos programas e tarefas das unidades de trabalho; Propiciar a formação e o desenvolvimento, nos subordinados, de noções, atitudes e conhecimentos a respeito dos objetivos da unidade e do órgão que pertencem; Promover o treinamento e aperfeiçoamento de seus subordinados, orientando-os na execução de suas tarefas e fazendo crítica construtiva do respectivo desempenho funcional; Indicar ao órgão competente da Prefeitura servidor para participarem de cursos, seminários, conferências e outras atividades de interesse da Diretoria; Incentivar entre os subordinados a criatividade e a participação crítica na formulação, na revisão e no aperfeiçoamen

    Serviços Oferecidos:(69) 3231-2245; semtas@itapuadooeste.ro.gov.b

    Requesitos Necessários:

    Horário de Funcionamento:Segunda à Sexta 7:30 às 11:00 e 13:00 às 17:00; Rua Ana Ferreira, Centro , s/n, 76861-000

    Tempo de Espera Previsto:

    Prazos para cumprimento dos serviços:

    Mecanismo de comunicação:

    Procedimento para atender a reclamações:

    Condições para o acesso e circulação:

    Prioridade consideradas no atendimento:

    Normas que regulam os serviços: