Prefeitura de Itapuã do Oeste

PREFEITURA DE
ITAPUÃ DO OESTE

  • Itapuã do Oeste /RO Terca-Feira, 21 de Maio de 2019
  • Horário de Funcionamento 7:30 hs às 13:30
Você está em: Home > Notícias
5º BPM - Guarda Mirim de Itapuã completa um ano
5º BPM - Guarda Mirim de Itapuã completa um ano

Na última terça-feira (04/12), 45 alunos da Guarda Mirim do 5º Batalhão, em Itapuã do Oeste, tiveram um dia inesquecível de recreação no Salsalito Jungle Park, em comemoração ao aniversário de 1 ano do Projeto Social, que faz parte de uma parceria entre o Comando do Batalhão Belmont e a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Itapuã (SEMTAS).

A Guarda Mirim é um dos nove projetos de Polícia Comunitária em execução no 5º Batalhão. São crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em estado de vulnerabilidade social, quase todas atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS de Itapuã do Oeste.

O projeto tem por objetivo a integração social, preparação para o mercado de trabalho, reforço escolar, despertamento para a responsabilidade social, civismo, disciplina, proatividade, entre outros. A Guarda Mirim conta com total apoio da SEMTAS que provê refeições, transporte, material de expediente, fardamento e profissionais de diversas áreas como pedagogia, educação física e enfermagem.

Comandado pelo aluno a sargento PM Felinto, integrantes do projeto já havia visitado a Usina Hidrelétrica de Jirau com apoio da Energia Sustentável do Brasil e desta vez foi Salsalito Jungle Park que recebeu os alunos em um dia de muita diversão em que puderam desfrutar, além da bela paisagem e recursos naturais, de uma descida na tirolesa! Tudo isso sob a supervisão de monitores policiais militares.

O capitão PM Glauber Souto que idealizou a visita e esteve acompanhando, entende o projeto e as diversas atividades realizadas pelos alunos da Guarda Mirim como fundamentais para o desenvolvimento e inserção social: “Temos que desenvolver mais projetos como este, essas crianças são surpreendentemente inteligentes, precisam de incentivo, oportunidades desde agora, não de privilégios no futuro.

Eu estudei todo ensino básico em escolas públicas de periferia, estudei, acreditei e venci! Quero vê-las fazer o mesmo!

“Esse projeto é extremamente importante para a cidade de Itapuã, nunca imaginei que pudesse dar tão certo essa parceria com a Polícia Militar. Vê-los aqui em um lugar onde a maioria não poderia vir se não fosse através do projeto é mais do que uma realização profissional é, também, pessoal”, disse a Secretária Rosiane Araújo da SEMTAS – Itapuã.


Órgão: Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social
Fonte:
Data de Publicação: 10/12/2018