Itapuã do Oeste/RO

Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social - semtas

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS tem como missão desenvolver a Política de Assistência Social, agregando diversas políticas de Promoção e Garantia de Direitos Humanos na atuação transversal do atendimento da Proteção Social Básica e Especial. É uma política pública Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

Serviços de Atendimentos

  • Responsável:CLOVIS CINTRA

    Competência Institucionais:

    O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é uma unidade pública que tem como principal objetivo oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para famílias que estão em uma situação considerada de risco pessoal ou social (por violação de direitos). ATIVIDADES: Para pessoas que estão em situação de ameaça ou sendo violadas em seu direito, o CREAS oferece ações especializadas de orientação, proteção e até mesmo acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado. Idosos; Portadores de necessidades especiais; Mulheres; Crianças; Adolescentes. Eles oferecem atividade e atenções para as famílias em serviços sócio assistenciais, saúde e educação em diversas políticas públicas, como por exemplo: CRAS, Bolsa Família, Abrigo Municipal, CAPS, Escolas, APAE, Conselho Tutelar, Entre outros.

    Horário de Funcionamento:Segunda à Sexta 07h30min às 11h30min e 13h30min às 17h:30min ; Rua. Moises Freitas, Centro Itapuã do

    Tempo de Espera Previsto:Tempo esperado dentro da entidade é de 20 minutos para cada atendimento dependente de cada procedimento.

    Prazos para cumprimento dos serviços:Atendimento Agendados: Crianças; Idosos; pessoas com deficiências; Adolescentes; mulheres; pessoas em situação de rua; adolescente em conflito com a Lei.

    Mecanismo de comunicação:(69) 3231-2989; [email protected]

    Procedimento para atender a reclamações:Disque 100; demanda espontânea; telefone (69) 9.9260-6028; Conselho tutelar ou (69) 3231-2989 Creas.

    Normas que regulam os serviços:Os serviços prestados nesta entidade são conforme as diretrizes do ministério da cidadania, e Estatuto da criança e do adolescente.

  • Responsável:DEUSANIRA PEREIRA SOUSA

    Competência Institucionais:São atribuições comuns dos Diretores Coordenadores, sendo de sua competência: Programar, organizar, dirigir, controlar, coordenar, fiscalizar e executar as atividades, segundo diretrizes do órgão a que pertencem; Representar seu superior quando para isso for delegado; Propor ao Secretário medidas necessárias à organização e funcionamento das unidades integrantes da Divisão; Informar o superior sobre assuntos referentes à administração da Divisão, abrangendo as matérias de pessoal, material, organização, métodos e procedimentos de trabalho; Prover ao superior informações das atividades de seu cargo; Cumprir e fazer cumprir a disciplina de acordo com as normas vigentes; Promover e presidir reuniões de coordenação com os responsáveis pelas diferentes unidades de trabalho; Expedir e autorizar a expedição de certidões e atestados relativos a assuntos específicos da Diretoria; Emitir e autorizar a emissão de informações e pareceres em assuntos de sua competência, dentro dos prazos estabelecidos; Propor ao Secretário a criação, transformação, ampliação, fusão ou extinção de unidades de trabalho no âmbito da Diretoria; Aprimorar e desenvolver métodos de trabalho para um melhor rendimento e uma participação mais dinâmica da Divisão nas atividades da Secretaria; Manter-se permanentemente informado sobre a execução dos programas e tarefas das unidades de trabalho; Propiciar a formação e o desenvolvimento, nos subordinados, de noções, atitudes e conhecimentos a respeito dos objetivos da unidade e do órgão que pertencem; Promover o treinamento e aperfeiçoamento de seus subordinados, orientando-os na execução de suas tarefas e fazendo crítica construtiva do respectivo desempenho funcional; Indicar ao órgão competente da Prefeitura servidor para participarem de cursos, seminários, conferências e outras atividades de interesse da Diretoria; Incentivar entre os subordinados a criatividade e a participação crítica na formulação, na revisão e no aperfeiçoamen

    Horário de Funcionamento:Segunda à Sexta 7:30 às 11:00 e 13:00 às 17:00; Rua Ana Ferreira, Centro , s/n, 76861-000

    Mecanismo de comunicação:(69) 3231-2245; [email protected]


Conselhos

  • CMDCA

    Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

  • CMAS

    Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)